O que você precisa para ter uma Casa Inteligente

Se você é um amante da tecnologia, deve saber como ter uma casa inteligente e tornar a sua rotina muito mais prática. Com esse tipo de automação, você pode otimizar o seu tempo e usufruir de recursos muito úteis no seu dia a dia.

Ter uma casa inteligente pode trazer inúmeros benefícios, como o conforto, mais segurança, comodidade e muita praticidade às atividades do lar. Existem muitos dispositivos capazes de tornar uma residência inteligente e muitos deles são de fácil instalação e configuração.

Desde o controle da iluminação, acionamento de eletrônicos como a cafeteira, controle da temperatura do ambiente, acionamento de alarmes, sensores de movimento, entre outras tantas possibilidades, são algumas das funções disponíveis da inteligência artificial.

Confira com a leitura a seguir, o que é preciso e como ter uma casa inteligente para deixar seu dia a dia cada vez mais prático e prazeroso.

Mudanças na infraestrutura da casa: é necessário?

Muitas pessoas ficam em dúvida ou acreditam que ter uma casa inteligente pode não ser tão simples. Grande parte dos dispositivos inteligentes pode ser instalada e configurada facilmente sem a necessidade de mudanças na estrutura da casa, o que facilita bastante no processo de automação residencial. As lâmpadas inteligentes, acionadores de cortinas, Smart Speakers, e tomadas inteligentes, por exemplo, são alguns dos aparelhos que podem ser adquiridos e instalados em sua casa inicialmente, pois não necessitam de maiores ajustes na estrutura da casa.

Além disso, os dispositivos após instalados na residência, podem ser configurados e conectados para que funcionem de forma interligada no ambiente. E podem ser controlados por um aplicativo ou comando de voz, de acordo com as suas necessidades e gostos.

Quais produtos são compatíveis para uma casa inteligente?

Com o crescimento dessa tecnologia no mercado, foram desenvolvidos inúmeros produtos passíveis de automação. Se você não sabe como ter uma casa inteligente, é importante conhecer alguns desses equipamentos para entender como eles podem ser úteis no seu dia a dia.  

Conheça a seguir os principais dispositivos para ter uma casa inteligente.

Câmeras de segurança Smart

Equipamentos de segurança tendem a ser os produtos mais comuns de um sistema de automação. São de fácil instalação e configuração e podem ser controladas por meio do aplicativo ou da assistente virtual.

Existem câmeras de segurança que funcionam por conexão Wi-Fi e suas imagens em alta definição podem ser acessadas pelo smartphone. Podem ser instaladas na parte externa ou interna da casa, ajudando por exemplo, a monitorar pets e crianças.

Lâmpadas inteligentes

Outro produto muito comum em automação residencial são as lâmpadas inteligentes. São como as lâmpadas convencionais, porém podem ser controladas por inteligência artificial, o que permite a manutenção da intensidade e das cores da iluminação.

O comando desse tipo de equipamento pode ser feito por comando de voz ou pelo aplicativo. Existe ainda a possibilidade da criação de rotinas em que as luzes se acendem ou se apagam em determinados momentos do dia de acordo com a rotina da família.

Fechaduras inteligentes 

As fechaduras inteligentes funcionam com inteligência artificial e podem ser abertas por senhas, tags ou por biometria do usuário cadastrado.

São recursos muito utilizados para aumentar a segurança da casa e podem trazer praticidade ao dia a dia também. Permitem a liberação de visitas mesmo à distância ou ainda, a criação de rotinas práticas, como acender a luz ao entrar em casa.

Sensores de presença

Ainda pensando na segurança da sua casa, os sensores de presença podem ser ótimos recursos nesse sentido. Funcionam como um alarme para identificar a presença de pessoas nos locais monitorados.

Dessa forma, quando acionados, podem emitir sinais de aviso ao proprietário da casa quando forem detectadas presenças não desejadas no local. Dentre as configurações, o usuário pode escolher as notificações, alarmes  sonoros, mensagens no celular ou mesmo a notificação diretamente para a central de controle.

Acionador de cortina Smart

Com esse dispositivo, é possível controlar sua cortina utilizando comando de voz, trazendo mais comodidade e praticidade ao dia a dia. Pelo aplicativo, você também consegue abrir ou fechar as cortinas de onde estiver.

Ao criar rotinas, você pode configurar suas cortinas para abrir ou fechar em determinados momentos do dia. Além disso, pode ajustar o tempo de abertura delas.

Smart Speaker

Esse aparelho é um tipo de auto-falante usado para integrar todos os dispositivos inteligentes da casa. Utiliza de uma assistente virtual para realizar as configurações dos aparelhos e para realizar as ações desejadas pelo usuário.

Sem precisar apertar qualquer botão ou mesmo sem sair do lugar, você consegue ativar as ações por meio de comandos de voz. Além disso, pode ligar e desligar as luzes dos ambientes, ligar a TV ou o ar condicionado e criar rotinas nos dispositivos de acordo com as suas necessidades.

Investimento: preciso adquirir tudo de uma vez ou de um mesmo fabricante?

Uma das dúvidas mais comuns em relação a como ter uma casa inteligente é sobre quantos produtos adquirir ou mesmo se é necessário optar pelo mesmo fabricante de todo o equipamento.

Você pode começar a montar a sua automação residencial de forma tranquila e de acordo com as suas condições. Pensar naquele mais importante para o momento e de maior utilidade, pode te ajudar a deixar aos poucos, a sua casa do jeito que sempre sonhou.

Antes de adquirir seus produtos, é fundamental conferir a compatibilidade deles com os demais dispositivos inteligentes, uma vez que a conexão deles é o que permite que o sistema funcione corretamente.

Sendo assim, recomenda-se que sejam adquiridos produtos inteligentes do mesmo fabricante, uma vez que a conexão entre eles acontece facilmente. A linha Casa Inteligente Intelbras, por exemplo, além dos dispositivos individuais, você pode investir em um Hub de Automação Smart.

Com ele é possível conectar e integrar diferentes dispositivos ZigBee, uma tecnologia de comunicação sem fio que oferece mais segurança e uma velocidade maior.

É possível transformar os meus dispositivos em Smart Devices?

Muitas pessoas não sabem por onde começar nesse processo e ficam na dúvida sobre como ter uma casa inteligente ou quais aparelhos adquirir. Para começar, basta entender alguns detalhes que podem ser importantes no seu resultado final.

Uma das maiores dúvidas nesses casos é: é possível transformar os meus dispositivos em Smart Devices? E a resposta é sim. Você pode utilizar aparelhos que já possui em casa para automatizar processos e deixar sua casa inteligente.

Como fazer isso? 

Existem recursos capazes de transformar produtos e equipamentos que você já tem em casa, em produtos inteligentes. Desta forma, eles podem realizar as funções de forma automática em sua rotina.

Com a tomada Smart, é possível conectar os aparelhos domésticos à internet, tornando-os inteligentes. Ao ser instalada, permite que o aparelho conectado seja controlado pelo sistema inteligente, que pode funcionar pelo aplicativo instalado em seu smartphone.

Os dispositivos que podem ser conectados são ventiladores, cafeteiras e outros que operam em até 10A. Ao conectar a sua cafeteira a uma tomada Smart, por exemplo, você pode acordar pela manhã e selecionar a opção de preparar um café antes mesmo de sair da sua cama. 

Por meio da Smart TV Box também é possível transformar a televisão que você já tem em casa em uma Smart TV. O dispositivo é compatível com aparelhos com entrada HDMI e A/V e ao ser conectado, permite que o usuário tenha acesso à internet e realize suas automações.

Outra opção nesse sentido é o Controlador Smart Wi-Fi, que permite o controle de ventiladores, cortinas elétricas, abajures, lâmpadas e outros eletrodomésticos da casa de qualquer lugar por meio do aplicativo.

Ter uma automação residencial não é um bicho de sete cabeças e pode ser um processo mais tranquilo do que as pessoas imaginam. Para isso, é importante entender as suas necessidades e traçar um planejamento dentro das suas condições atuais.

Se você se interessa por esse assunto, conheça também a linha Casa Inteligente Intelbras e escolha os melhores produtos para deixar o seu lar mais aconchegante e seguro.

Outros Posts

Por que escolher câmeras Wi-Fi com homologação da Anatel?

Você sabia que adquirir câmeras Wi-Fi sem homologação da Anatel pode trazer problemas à saúde e à segurança? Tanto o vendedor quanto a pessoa que fez a compra, mesmo sem saber do problema, podem ser multados. É importante ressaltar que a questão vai além de “uma regra descumprida”, visto que uma câmera sem procedência garantida pode colocar em risco todo o local, seja uma casa ou uma empresa. Continue a leitura e entenda qual a importância de escolher câmeras Wi-Fi com homologação da Anatel. Tipos

LEIA MAIS »

Atualização do Windows 10 causa bug que impede uso de impressoras — mais uma vez

Uma recente atualização do Windows 10 quebrou, mais uma vez, funcionalidades de impressão do sistema operacional. Correções implementadas na última terça-feira (14) que tentam dar os retoques finais na solução para o PrintNightmare, brecha que permitia a execução de comandos por agentes maliciosos, causam problemas nas ordens de impressão em dispositivos com comandos gerenciados por servidor. Relatos enviados ao site BleepingComputer e flagrados em fóruns de suporte alegam que a impressão por conexão na rede simplesmente não funciona. Não se sabe o real alcance

LEIA MAIS »

IA e Cibersegurança: quais os riscos existentes?

Inteligência artificial, um termo amplo, genericamente utilizado para definir a inteligência demonstrada pelas máquinas. Ela também pode ser intitulada como inteligência natural em máquinas programadas para aprender e imitar as ações humanas. A previsão sobre o mercado global de IA é como uma bola de neve em alta velocidade, que deve atingir um valor de mercado de US$ 190,61 bilhões em 2025, segundo os dados da Semrush. Já dizia Stewart Brand: “Quando uma nova tecnologia passa por você, se você não faz parte do

LEIA MAIS »

Criminosos vendem dados do CGU e Ministério da Saúde na dark web

Em mais um capítulo da saga de invasão generalizada a serviços públicos do governo brasileiro, credenciais pertencentes a diferentes pastas da administração federal foram encontradas à venda em fóruns da dark web. Entre os registros vazados, aparecem logins e senhas da Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério da Saúde, ambos atingidos por uma onda de golpes cibernéticos iniciados no dia 10 de dezembro. Dados da Abin (Agência Brasileira de Informação) também estão entre os volumes visualizados pela reportagem do jornal O Globo.

LEIA MAIS »
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']