Uma recente atualização do Windows 10 quebrou, mais uma vez, funcionalidades de impressão do sistema operacional. Correções implementadas na última terça-feira (14) que tentam dar os retoques finais na solução para o PrintNightmare, brecha que permitia a execução de comandos por agentes maliciosos, causam problemas nas ordens de impressão em dispositivos com comandos gerenciados por servidor.
Relatos enviados ao site BleepingComputer e flagrados em fóruns de suporte alegam que a impressão por conexão na rede simplesmente não funciona. Não se sabe o real alcance do problema, então pode ser um bug que atinge somente alguns computadores.
Os afetados pelo bug dizem que uma correção possível para a falha na impressão é retornar para a versão anterior do sistema operacional, algo que o próprio Windows 10 permite fazer. ” A atualização afetou impressoras com modelos de drivers V3 e V4, mas não tenho 100% de certeza (esse problema foi diferente daquele que afetou o V3 em uma atualização anterior). Depois de desinstalar o pacote no servidor, tudo voltou ao normal”, descreveu um administrador de rede ao site.
Até agora, os erros oriundos da atualização diferem em cada caso, mas atrapalham no fluxo de impressões em todos eles. Outro administrador de rede diz que se depara sempre com mensagens de “Acesso negado” ao fazer uma ordem de impressão.
Pelo que o site diz, o problema parece afetar impressoras HP, Canon e Konica Minolta que estejam conectadas à rede. Impressoras conectadas via USB não são afetadas pelo problema de nenhuma forma, então a conexão convencional pode ser um paliativo até a Microsoft liberar uma nova correção.
Apesar do erro, é extremamente importante que donos de impressoras façam a atualização de segurança da Microsoft e tenham suas máquinas livres da PrintNightmare. Se o problema afetar a sua impressora, tente conectá-la via USB ao computador para continuar com as impressões. Se não for possível, é bom ter cuidado redobrado para evitar expor a máquina à brecha de segurança.
Fonte: Bleeping Computer